Telemann
O Concerto em Sol Maior para Viola e Orquestra de J. P. Telemann é considerada como um marco na carreira dos violistas por ser a primeira peça de grande porte estudada em nossa carreira.
Revisitar essa obra munido de maturidade musical nos traz uma experiência única, pois as melodias que, no início, foram vistas como elementos didáticos, dão lugar a uma nova visão artística.
Nos movimentos lentos, a voz da viola pode ser interpretada como um discurso que ora dialoga com a orquestra e ora nos arrebata para uma reflexão profunda. Já nos movimentos enérgicos, é possível sentir o festejo de uma corte barroca do século XVIII, com trombetas anunciando os convidados, as conversas paralelas, os grandes salões barrocos, as vestimentas, enfim, todo o frescor rememorado nesta pintura musical.
Palaschko
Ao compor os 24 Estudos Melódicos Fáceis para Viola opus 86, o compositor Johannes Palaschko propõe uma rica conversa através dos estilos composicionais, como danças e canções folclóricas.
Nesta conversa, acompanhada de um café, o compositor compartilha suas experiências artísticas contadas de forma simples. Sua história é envolvente, traz lembranças, relatos de suas influências, devaneios, viagens e culturas. A lucidez nos detalhes, digna de um ancião, nos fazem questionar a possibilidade de vivenciar tudo isso em curto espaço de tempo.